Cidades

Cultura comemora derrubada de vetos às Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2

Publicidade

A notícia de que o Congresso Nacional derrubou, nesta terça-feira, 5/7, os vetos à Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, conhecida como Lei Aldir Blanc 2, e à Lei Paulo Gustavo, movimentou a cena cultural de Manaus. As duas medidas tratam de liberação de recursos para financiar o setor cultural, após a área ter sido fortemente atingida pela pandemia de Covid-19.

O diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, durante reunião de alinhamento de ações estratégicas, explicou que o repasse será destinado à promoção e patrocínio de projetos culturais e trabalhos de artistas locais. A expectativa é que sejam aportados R$ 27 milhões para o município.

“Ao menos dois mil artistas e produtores culturais serão beneficiados. Desses recursos, aproximadamente, 70% contemplarão o setor audiovisual, cinema, documentários, dentre outras modalidades. O restante atenderá os outros segmentos: literatura, dança, teatro, música, artes visuais, cultura étnica, etc. Mas, independentemente disso, nós já estamos trabalhando, no sentido de fomentar, via editais, projetos e ações de difusão cultural”, concluiu.

Com o veto derrubado, algumas ações e atividades podem ser financiadas pela política Aldir Blanc 2, como exposições, festivais, festas populares, feiras e espetáculos, prêmios, cursos, entre outros. Já a Lei Paulo Gustavo garante apoio financeiro para ações emergenciais ao setor cultural.

Projetos

A Manauscult planejou para o segundo semestre de 2022, projetos de pequeno, médio e grande porte, que englobam capacitação de artistas, difusão cultural e fomento por meio de editais e prêmios, tanto para a cultura, quanto para o turismo. No semestre passado, a fundação abriu credenciamento para artistas e produtores culturais; lançou editais de apoio cultural; executou mais de 150 projetos culturais, simultaneamente, em toda cidade; além da realização de eventos como: Semana de Quadrinhos; Maratona Aquática da Amazônia; Brasil Sabor 2022; Marcha Para Jesus; Festival de Música e Arte (Femuarte); Semana Nacional de Museus; Festa do Trabalhador; Ultramaratona 24h; e Festival Folclórico do Amazonas.

— — —

Texto – Emanuelle Baires / Manauscult

Fotos – Oliveira Jr. / Manauscult

Publicidade

Leia mais

Asprom emite nota de repúdio contra festa promovida pela Semed e classifica ação como “falsa valorização” dos profissionais da Educação em Manaus

Blog da Amazônia

David Almeida comete gafe em suas redes sociais e usa estátua de Dom Pedro com Constituição de Portugal para comemorar Proclamação da República do Brasil

Blog da Amazônia

Em parceria com clube de carros, Detran Amazonas promove segunda edição de exposição de veículos antigos

Blog da Amazônia

Prefeitura de Manaus entrega 782 máquinas de costura a selecionados do Empreende Manaus

Blog da Amazônia

Prato Cheio de Autazes é reinaugurado em novo endereço

Blog da Amazônia

Governo do Amazonas repassa à Prefeitura nova parcela dos recursos para manutenção do Passe Livre Estudantil

Blog da Amazônia

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Abrir WhatsApp
Fale com o Blog
Fale conosco agora mesmo