Críticas, sugestões de pauta e parceria comercial: 
Whatsapp: 92 3667-4126 / 99248-8080​
Ou via e-mail: mail@blogdaamazonia.com
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Flickr
  • Preto Ícone SoundCloud
Copyright © 2017-2020. AMAZÔNIA COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA. - Todos os direitos reservados.
CNPJ (MF) 28.140.273/0001-50
  • Redacão

Evo Moralese e seu vice renunciam ao cargo de Presidente da Bolívia após 13 anos no poder

Por | Israel Pinheiro

Evo Morales e seu vice Álvaro García Linera, renunciaram neste domingo (10), ao cargo de Presidente e vice da Bolívia. O anúncio aconteceu pela televisão em rede nacional após 13 anos no poder, e fortes indícios de fraudes nas eleições que aconteceram em 20 de outubro, que resultaram em protestos e atos violentos por todo o país.

Horas antes da renuncia, militares do exército, polícia e opositores , pediram para que Evo Morales, deixasse o cargo para que o país voltasse a ficar pacificado e pudesse tomar um novo curso político, sem violência e com muito diálogo com a nação.

A linha sucessória seguia com a Presidente do Senado Bolivariano Adriana Salvatierra e Victor Borda Presidente da Câmara dos Deputados, porém os dois também renunciaram ao cargo. Até o momento não se sabe que assumirá posto deixado por Evo Morales.

Morales assumiu o cargo após vencer as eleições em 2005, assumindo em 2016, sendo o primeiro presidente de origem indígena do país. Em 2009 foi reeleito, e em 2014 venceu a eleição pela terceira vez. Já em 2019 tentou emplacar o quarto mandato, mas a eleição foi contestada pela Organização dos Estados Americanos (OEA), sob acusação de fraude no processo eleitoral.

Em um dia trechos de seu pronunciamento o ex-presidente, disse que lamantava muito o golpe que havia recebido. " Lamento muito esse golpe cívico, e de alguns setores da polícia que se juntaram para atentar contra a democracia, contra a paz social com violência, com amedrontamento para intimidar o povo boliviano", disse Morales.

35 visualizações