Você no Blog da Amazônia!

Aconteceu alguma coisa na sua comunidade? Chama a gente. Envie fotos, vídeos, sua denúncia, crítica ou sugestão.

Nosso Whatsapp: 92 99248-8080 Adiciona a gente aí!

usuários de Cozinhas Comunitárias iniciam capacitação de Brigadista e Bombeiro Mirim

19/01/2018

 

O ano letivo começou para 60 alunos do Programa Bombeiro na Comunidade - Brigadista e Bombeiro Mirim (Proebom). A aula magna teve início na manhã desta sexta-feira, 19/1, durante solenidade no Quartel do Corpo de Bombeiros do Estado do Amazonas (CBMAM), no Distrito Industrial.

 

Os dois programas fazem parte da parceria entre a Prefeitura de Manaus, a partir das Cozinhas Comunitárias da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), e o CBMAM. Os quarenta alunos adultos inscritos no Bombeiro na Comunidade são usuários da Cozinha Comunitária do bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste.

 

A finalidade do curso é capacitar e treinar esses usuários a prevenir e combater princípios de incêndios e prestar os primeiros socorros na própria comunidade, caso ocorra alguma emergência. Já no Programa Bombeiro Mirim, os 30 alunos inscritos estão divididos entre crianças e adolescentes do bairro Val Paraíso, também na zona Leste. As aulas são ministradas dentro das próprias Cozinhas Comunitárias, onde os usuários da comunidade almoçam gratuitamente.

 

“Essa parceria é um exemplo claro do que é responsabilidade social com crianças, adolescentes e adultos em áreas de vulnerabilidade social. As Cozinhas Comunitárias têm dado um apoio fundamental tanto no espaço quanto na alimentação desses usuários. Já o CBMAM preparou um curso com conteúdo de excelência para formar futuros profissionais”, disse o secretário da Semmasdh, Elias Emanuel.

 

No Proebom, os alunos irão aprender sobre assuntos relacionados à: educação física; noções de salvamento e de primeiros socorros; estudo e prática bombeiro militar; noções de teoria de incêndio; ética e cidadania; higiene pessoal; educação ambiental e de trânsito; prevenção e combate ao uso de drogas e noções de informática.

 

Os dois projetos de capacitação estão divididos em teoria e prática. Na teoria, os alunos recebem orientações quanto à prevenção e o combate ao incêndio, como manusear extintores e mangueiras. Na prática executam todas as atividades estudadas, participando de um simulado de primeiros socorros.

 

Para a aluna Bianca do Nascimento, 15, que antes tinha notas baixas na escola, após fazer parte do projeto passou a ser mais disciplinada e estudiosa.

 

"Hoje tenho mais responsabilidade. Espero que essa capacitação venha me dar mais conhecimento sobre o trabalho dos bombeiros, e que, no futuro, eu seja uma bombeira”, falou.

 

Aprendizagem

Para a cozinheira Marclides Galvão, 40, inscrita no curso de Brigadista, o aprendizado é também uma forma de ter mais oportunidades na sua profissão, que exige noções de segurança. “Eu espero aprender muita coisa interessante, esse curso veio em boa hora, graças a Deus temos essa oportunidade. Assim como eu, meus amigos da cozinha comunitária e a comunidade estamos interessados em concluir o curso”.

 

Novas Turmas

O Proebom, reforça o tenente-coronel Alexandre Martins, pretende formar mais crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de diferentes zonas da cidade, onde se encontram os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).  “Pretendemos formar em março essa primeira turma. Nesse mesmo mês pretendemos iniciar uma turma nos bairros Zumbi e São José. As crianças, que estão se formando hoje, serão monitoras das próximas turmas”, salientou.

 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Curtir
Please reload

DESTAQUES

Polícia Militar, por meio da Rocam, detém dois suspeitos por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, na zona oeste

12/01/2020

1/10
Please reload

POSTS RECENTES