Você no Blog da Amazônia!

Aconteceu alguma coisa na sua comunidade? Chama a gente. Envie fotos, vídeos, sua denúncia, crítica ou sugestão.

Nosso Whatsapp: 92 99248-8080 Adiciona a gente aí!

Prefeitura realiza recuperação de erosão em área de risco e serviços básicos no Mauazinho

28/03/2018

 

Com pronta-ação emergencial de equipes da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), a rua 13, no conjunto Jardim Mauá, Mauazinho, zona Leste, está sendo recuperada de uma grande erosão causada pelas constantes chuvas no local. Com os serviços de terraplanagem, drenagem profunda e superficial, além do asfaltamento completo da malha viária, os trabalhos devem perdurar pelos próximos 21 dias.

 

Devido à via estar localizada em nível baixo de nivelamento dentro do bairro, o escoamento das águas fluviais causou um barranco de terra de aproximadamente 80 metros de altura, fazendo com que, aos poucos, o terreno da rua cedesse colocando a infraestrutura de diversas residências em situação de risco.

 

O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Marcos Rotta, explicou os serviços realizados no local para a contenção da erosão. “Estamos trabalhando, primeiramente, com a restauração de toda a rede de drenagem e, após o reforço das tubulações, o serviço de recomposição da via será iniciado.  Com as fortes chuvas da semana passada, a área erodiu novamente e perdemos grande parte do trabalho que já havia iniciado, mas graças ao nosso planejamento técnico e compromisso com a população contornamos esse contratempo da natureza. A Seminf trabalha com celeridade”, disse.

 

Rotta tem intensificado a visita nas comunidades mais carentes da capital, levando os serviços de infraestrutura executados pela prefeitura. “O empenho da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto é para estarmos presentes em todas as zonas da cidade. Assumi a responsabilidade de gerir a secretaria de obras, o que tem me dado a oportunidade de estar dia a dia nas comunidades e me empenho, ao máximo, para atender ao anseio da população. Existem limitações, mas, aos poucos, o prefeito Arthur e eu, junto com nossas equipes, vamos vencendo uma a uma”, concluiu Rotta.

 

O mestre de obras Antônio Diozete é de origem gaúcha e se mudou para a rua 13 há oito anos, trabalhando na construção de diversas casas do conjunto. Para ele, a recuperação da rua é a salvação de todo o seu trabalho e a segurança de moradia que a população merece. “Eu e meus amigos tentamos tapar a terra com o pouco material que tínhamos, mas não foi o suficiente, porque sempre a terra cedia. A natureza muitas vezes nos venceu. Agora a prefeitura veio com a intervenção de que precisávamos e estou vendo que o serviço é de verdade, para resolver todas as questões da nossa rua”, celebrou o mestre de obras.

 

Com 40 servidores do Distrito Central de Obras, além do uso de duas escavadeiras hidráulicas, três retroescavadeiras, um rolo compactador do tipo pé de carneiro e caçambas, já foram utilizados mais de mil metros cúbicos de barro para o reaterramento do talude do barranco. Nesta etapa dos serviços, a equipe distrital está dispondo de barro de primeira qualidade para o aplainamento do barranco para, em seguida, fazer a recuperação da vegetação do local e a terraplanagem, para a preparação dos serviços de drenagem superficial, como o assentamento de meio-fio, calçada e sarjeta.

 

Ao todo, estima-se que para o total recapeamento da rua utilize-se em torno de 45 toneladas de massa asfáltica, juntamente com a entrega dos 70 metros de tubulação nova para o escoamento devido das águas no local.

 

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Curtir
Please reload

DESTAQUES

Polícia Militar, por meio da Rocam, detém dois suspeitos por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, na zona oeste

12/01/2020