Você no Blog da Amazônia!

Aconteceu alguma coisa na sua comunidade? Chama a gente. Envie fotos, vídeos, sua denúncia, crítica ou sugestão.

Nosso Whatsapp: 92 99248-8080 Adiciona a gente aí!

Prefeitura inaugura laboratório de informática voltado aos segurados

06/11/2018

A Prefeitura de Manaus entregou aos aposentados e pensionistas do município um laboratório de informática equipado com os recursos necessários para aulas e cursos voltados para a inclusão digital. O espaço será utilizado, também, para a capacitação interna e permanente de servidores lotados na previdência municipal, local que abriga o núcleo.

 

“É um espaço que foi equipado a custo praticamente zero”, enfatiza o diretor-presidente da Manaus Previdência, Silvino Vieira. “Reaproveitamos móveis e equipamentos, consertamos o que necessitava e deslocamos objetos. Enfim, nosso custo foi apenas mão de obra de preparação do ambiente”, explica.

 

Batizado de Laboratório de Inclusão Digital, Inovação e Capacitação Tecnológica da Manaus Previdência (LID), o núcleo foi desenvolvido pelo Setor de Tecnologia da Informação (Stin), da Manaus Previdência. Dispõe de 14 lugares, data-show, intranet e recursos multimídia. Ao lado do espaço, funcionará uma sala conjugada, destinada ao suporte do local (montagem de computadores, soldagem, manutenção, etc).

 

A ideia, segundo o coordenador da área, César Braz, já havia sido discutida há algum tempo com a direção da previdência, mas começou a ganhar forma a partir da participação de dois servidores da área no 18º Fórum Internacional Software Livre (Fisl), que aconteceu em julho, em Porto Alegre (RS). “A iniciativa foi ao encontro de uma demanda dos segurados, que solicitavam aprendizado na área de informática como forma de utilizar o Portal do Segurado”, diz, referindo-se ao site da Prefeitura voltado aos aposentados com vários serviços on-line, incluindo a emissão de contracheque.

 

O projeto foi apresentado aos coordenadores de setores da autarquia municipal, que ocuparam os assentos do laboratório e puderam conhecer os recursos disponíveis, além de acompanharem uma explanação da trajetória do LID por parte do técnico previdenciário Heron Moura, incumbido da tarefa de tornar o projeto uma realidade.

 

O próximo passo, agora, segundo Silvino Vieira, será a definição de uma agenda de utilização do LID, em parceria, principalmente, com a Diretoria Previdenciária (Diprev), que por meio do Setor de Psicossocial, estabelece as atividades que são oferecidas aos segurados do município. “Somente em 2018 oferecemos 15 tipos de cursos, atendendo a aproximadamente 450 pessoas. Agora, a informática também passará a integrar a nossa grade, contribuindo para a capacitação de aposentados e pensionistas para a navegação segura e cômoda do mundo digital”, afirma.

 

Atualmente, a Manaus Previdência assegura os direitos previdenciários de quase 7 mil segurados, entre aposentados e pensionistas.

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Curtir
Please reload

DESTAQUES

Polícia Militar, por meio da Rocam, detém dois suspeitos por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, na zona oeste

12/01/2020

1/10