Você no Blog da Amazônia!

Aconteceu alguma coisa na sua comunidade? Chama a gente. Envie fotos, vídeos, sua denúncia, crítica ou sugestão.

Nosso Whatsapp: 92 99248-8080 Adiciona a gente aí!

Praça Adalberto Valle é requalificada e resgata identidade da Belle Époque

10/12/2018

Conectada à praça Tenreiro Aranha, a praça Adalberto Valle está sendo requalificada e recebe ações de infraestrutura em seu entorno, que estão dando vida nova ao conjunto histórico do centro de Manaus. Na tarde deste sábado, 8/12, o prefeito Arthur Virgílio Neto e a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro estiveram acompanhando o trabalho de recapeamento no entorno do local.

                                      

“O nome da praça se deve ao fundador do antigo Hotel Amazonas, que já foi um dos mais bonitos prédios desta área. A praça Adalberto Valle integra as obras do PAC Cidades Históricas e, por isso, demorou um pouco, porque depende de recursos federais. Mas o fato é que ela está linda e forma um belo conjunto para receber os turistas no Centro”, afirmou o prefeito.

 

Localizada na avenida Floriano Peixoto, a praça está num ponto de grande visibilidade para quem chega à cidade pelo Porto de Manaus. O espaço é bastante frequentado por abrigar um dos bares mais tradicionais da capital: o Bar do Jangadeiro.

 

E quem já viu boa parte do crescimento da cidade e vivenciou o clima da Manaus Antiga, espera ansioso pela volta dos velhos tempos. Foi o que disse o músico César Lobo, de 65 anos, cliente do Jangadeiro e que relembrou a importância da praça Adalberto Valle. “Isso aqui revitalizado era o que a minha mãe queria ver. Lembro dela contar quando as águas invadiram o Centro de Manaus e hoje vemos essa maravilha de praça. Espero poder cantar na inauguração. Agora, só faltam os lampiões se acenderem”, brincou ao se referir ao tipo de luminárias instaladas na praça.

 

A requalificação urbanística da praça Adalberto Valle foi planejada pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e passou por aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), visando o resgate dos traçados originais, datados de 1920. A obra está sendo executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e contempla novo calçamento com pedras portuguesas, adequação da área quanto à acessibilidade, paisagismo, instalação de bancos e novo sistema de iluminação pública.

 

“Além da nova paginação, fizemos a infraestrutura de todo entorno da praça, com recapeamento e recuperação do meio-fio com padrão histórico. A rua lateral recebeu paralelepípedos e parte dos trilhos do antigo Bondinho foi resgatada”, explicou o secretário da Seminf, Kelton Aguiar.

 

A expectativa da prefeitura é de que depois de implantada a nova sinalização de trânsito, o espaço possa ser entregue oficialmente para a população. O projeto da praça envolve, ainda, a restauração do Pavilhão Universal, que será transportado da praça Tenreiro Aranha para a Adalberto Valle em outra fase das obras.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Curtir
Please reload

DESTAQUES

Polícia Militar, por meio da Rocam, detém dois suspeitos por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, na zona oeste

12/01/2020

1/10
Please reload

POSTS RECENTES