Críticas, sugestões de pauta e parceria comercial: 
Whatsapp: 92 3667-4126 / 99248-8080​
Ou via e-mail: mail@blogdaamazonia.com
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Flickr
  • Preto Ícone SoundCloud
Copyright © 2017-2020. AMAZÔNIA COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA. - Todos os direitos reservados.
CNPJ (MF) 28.140.273/0001-50

Você no Blog da Amazônia!

Aconteceu alguma coisa na sua comunidade? Chama a gente. Envie fotos, vídeos, sua denúncia, crítica ou sugestão.

Nosso Whatsapp: 92 99248-8080 Adiciona a gente aí!

Mulheres e crianças participam de oficina de sabão a partir do óleo de cozinha em residencial do Prosamim

09/01/2019

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), realizou, nesta terça-feira (8), uma oficina de sabão a partir da reutilização do óleo de cozinha no Parque Residencial do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), no bairro Morro da Liberdade, zona sul de Manaus. A ação ambiental foi comandada pelo biólogo José Cintra.

 

A oficina de sabão faz parte do calendário das atividades do residencial Liberdade e é realizada mensalmente com o objetivo de conscientizar os moradores sobre a destinação correta do óleo de cozinha.

 

“Sempre sou convidado para comandar essa oficina, que surgiu devido aos constantes entupimentos das caixas de gordura do residencial. Antes, os moradores tinham o hábito de despejar o óleo diretamente na pia, e isso ocasionava o entupimento das caixas. Para evitar que esse problema voltasse a acontecer, a coordenação do parque decidiu fazer a oficina”, comentou o biólogo, que explicou ainda que o sabão pode ser uma fonte extra de renda.

 

“Além de ensinarmos sobre a destinação correta do óleo e falar sobre como isso pode ajudar a preservar o nosso meio ambiente, o sabão também pode contribuir para melhorar a renda das famílias. Em alguns lugares, muitas pessoas já comercializam o sabão feito do óleo de cozinha”, completou.

 

Pela segunda vez, a moradora Ruth Costa, 30, participou da oficina. Ela disse que, na sua casa, o óleo não vai mais para a pia há muito tempo.

 

“Eu coloco tudo em garrafas pets e entrego para a coordenação do residencial. Faço isso semanalmente. Eu participo sempre que posso da oficina e gosto porque aprendemos a ter mais consciência sobre o meio ambiente, mas também porque esse sabão é ótimo para as atividades domésticas. O meu fogão fica brilhando quando limpo com ele”, comentou.

 

Ingredientes - Para fazer o sabão caseiro foram utilizados dois litros de água, um quilo de soda cáustica, cinco litros de óleo de cozinha coado e essência aromatizante e corante. Todos os ingredientes foram misturados em um recipiente e após atingir o ponto de sabão foram colocados em formas. O processo todo durou pouco mais de 15 minutos.

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Curtir
Please reload

DESTAQUES

Polícia Militar, por meio da Rocam, detém dois suspeitos por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, na zona oeste

12/01/2020

1/10
Please reload

POSTS RECENTES