Críticas, sugestões de pauta e parceria comercial: 
Whatsapp: 92 99248-8080​
Ou via e-mail: mail@blogdaamazonia.com
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Flickr
  • Preto Ícone SoundCloud
Copyright © 2017-2019. AMAZÔNIA COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA. - Todos os direitos reservados.
CNPJ (MF) 28.140.273/0001-50

Você no Blog da Amazônia!

Aconteceu alguma coisa na sua comunidade? Chama a gente. Envie fotos, vídeos, sua denúncia, crítica ou sugestão.

Nosso Whatsapp: 92 99248-8080 Adiciona a gente aí!

Mais de 24 mil atendimentos foram feitos no Mês da Mulher

09/04/2019

Por:

 
Março sempre foi conhecido por ter uma data que homenageia as mulheres do mundo inteiro, um dia que reconhece a luta diária por respeito e igualdade em todos os campos profissionais e afetivos que compõem o cotidiano feminino. Na capital, essa homenagem tomou outras proporções quando a Prefeitura de Manaus tornou março o Mês da Mulher.

 

Coordenado pelo Fundo Manaus Solidária, a programação do mês obteve mais de 24 mil atendimentos por meio de oficinas de capacitação, cursos de empreendedorismo, emissão de documentos e CadÚnico, caminhada pelo fim da violência contra a mulher, rodas de conversa, palestras sobre o empoderamento feminino e respeito à mulher, orientações sobre a rede de proteção feminina existente no estado, embelezamento, entre outros.

 

Segundo a presidente do Fundo Manaus Solidária e primeira-dama do município, Elisabeth Valeiko Ribeiro, a quantidade de atendimentos feitos pela programação do Mês da Mulher não só consolidou as iniciativas do Manaus Solidária e secretarias envolvidas, como também esclareceram às mulheres e familiares sobre o respeito que merecem em todas as esferas da sociedade.

 

“É de suma importância que todas as secretarias trabalhem associadamente, pois assim um maior número de pessoas é alcançado. O que observamos nas ações do Mês da Mulher é que quando somamos um número significativo de pessoas, a repercussão vai além daquele momento. As pessoas passam a aplicar o que aprenderam no dia-a-dia e acabam cumprindo os objetivos para quais essas ações foram pensadas”, afirmou Elisabeth.

 

Números

Entre os mais de 24 mil atendimentos obtidos ao longo do mês de março, são eles 10.150 de saúde, 655 de cursos de empreendedorismo e oficinas de capacitação, 1.705 de serviços jurídicos, psicossociais, emissão de documentos, CadÚnico e embelezamento. Além disso, também foram feitos mais de 1,5 mil atendimentos na ação do Prefeitura+Presente, que, em março, realizou uma edição especial voltada para o Mês da Mulher.

 

Orientações sobre a rede de proteção feminina existente no estado foram feitas por meio de rodas de conversa com 2.520 participantes e palestras com 5.985. E, ainda, 21 ações de sensibilização sobre o Março Lilás e ações de cidadania disponibilizadas pelo município com 1.645 participantes.

 

“Esses números demonstram que as ações foram bem-sucedidas e marcaram o ‘Março Lilás’. Nós conseguimos chegar até as mulheres e levar cidadania, embelezamento, proteção e saúde. O prefeito Arthur Virgílio Neto e a primeira dama Elisabeth Valeiko Ribeiro têm a preocupação de manter essas ações durante todo o ano, para que a mulher manauara sempre se sinta acolhida”, comenta a secretária da Semasc, Conceição Sampaio.

 

Participantes

Residente há nove meses na Fundação Doutor Thomas, Etelvina Alencar, 80, diz que o dia de beleza e palestra sobre empoderamento ofertadas na FDT melhoraram a sua autoestima e qualidade de vida.

 

“Estou encantada, desde que cheguei à Fundação não me faltou amor, carinho e respeito. Estou muito feliz por ter participado do evento, aproveitei todos os serviços de embelezamento e me sinto uma nova mulher. É muito gratificante receber essas atividades, agradeço a Deus todos os dias pela oportunidade de participar da família Doutor Thomas, foram momentos incríveis que pude compartilhar com minhas colegas da casa e ficará guardado na memória”, disse.

 

Já para a professora Greicy Coelho, 36, a ação no Parque da Criança foi ideal para levar os filhos Davi, 11 e Carolina Freitas, 6, para tomar a vacina e aprenderem sobre a importância da prevenção contra o vírus HPV. “Sempre trago as crianças aqui e hoje em especial nessa movimentação de conscientização, com certeza é extremamente importante, não só para agilizar essa questão dos pais que não têm muito tempo para levar as crianças ao posto médico, mas também a questão da conscientização em si”.

 

E para Andreia, umas das convidadas do “Elas Empreendem: Work Café”, as iniciativas de oficinas de capacitação e cursos de empreendedorismo contribuíram para que as mulheres mergulhassem nos seus objetivos. “São mulheres que são mães, esposas e que querem entrar no mercado, mas não possuem um direcionamento. Então, através de encontros como este, elas conseguem visualizar novas chances de crescimento e novas expectativas de vida”, finaliza a empreendedora.

 

Neste ano, as ações foram realizadas nas Galerias do Espírito Santo e dos Remédios, no Shopping Ponta Negra, Shopping Phelippe Daou, Fundação Doutor Thomas (FDT), Parque Municipal do Idoso, Teatro Manauara, Les Artistes Café Teatro e Ponta Negra.

 

O Mês da Mulher contou com a participação das secretarias municipais da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), de Saúde (Semsa), de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), de Comunicação (Semcom), de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), de Educação (Semed) e de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp).

 

Além das subsecretarias municipais da Mulher e do Centro Histórico (Subsemch), das Fundações municipais de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e Doutor Thomas (FDT), da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), dos Institutos municipais de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) e de Planejamento Urbano (Implurb) e da Casa Militar.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Curtir
Please reload

DESTAQUES

Resultado final de seleção de estágio em Direito é divulgado pela Defensoria

05/12/2019

1/10
Please reload

POSTS RECENTES