Você no Blog da Amazônia!

Aconteceu alguma coisa na sua comunidade? Chama a gente. Envie fotos, vídeos, sua denúncia, crítica ou sugestão.

Nosso Whatsapp: 92 99248-8080 Adiciona a gente aí!

Prefeitura realiza workshop itinerante para divulgar concurso-prêmio do sauim-de-manaus junto às universidades

16/05/2019

Por:

 


A Prefeitura de Manaus deu início nesta quarta-feira, 15/5, a uma série de workshops itinerantes com a finalidade de divulgar a realização do concurso-prêmio “Identidade Visual da Mascote Sauim-de-Manaus” junto às universidades e faculdades locais, que oferecem cursos de design e comunicação visual. Alunos do 4º e 5º períodos do curso de design gráfico, da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), foram os primeiros a receber a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), responsável pela realização do concurso-prêmio, que dará R$ 10 mil ao ganhador. Desde 2005, o sauim-de-coleira é a mascote do município de Manaus.

 

O circuito será desenvolvido ao longo do mês de maio, em pelo menos quatro instituições de ensino superior, como forma de estimular a participação de estudantes e profissionais da área no certame.

 

O objetivo do concurso é incentivar ações voltadas à educação ambiental e à conscientização quanto à necessidade de preservação da espécie, que só ocorre em Manaus e entorno. Podem participar do concurso pessoas físicas ou jurídicas. A identidade visual do sauim-de-manaus ganhadora será utilizada em variadas peças publicitárias e meios de comunicação com a finalidade de disseminar o tema da preservação do sauim-de-coleira.

 

Os interessados em participar do concurso-prêmio poderão encaminhar as propostas até o dia 10/6, conforme prevê o edital 001/2019. “A ideia das visitas às universidades surgiu da necessidade de ampliarmos o raio de abrangência do concurso-prêmio, junto ao meio acadêmico, e também como uma estratégia de divulgação da importância da preservação da espécie sauim-de-coleira”, explica o diretor de Mudanças Climáticas e Áreas Protegidas da Semmas, Márcio Bentes. A próxima visita será na Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com os alunos dos cursos de design e artes visuais.

 

Durante o workshop, são abordados os seguintes aspectos: “Introdução – Objetivo do Concurso-Prêmio”, “Documentação Técnica – Exigências e Pré-Requisitos” e “Conteúdo Criativo – Aspectos do Processo Criativo”, apresentados, respectivamente, pelo chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo, a diretora de Administração e Finanças, Renata Bezerra de Melo, e a designer Cristiany Santos. Além do edital, que se encontra disponível nas páginas da Prefeitura de Manaus (www.manaus.am.gov.br) e da Semmas (www.semmas.manaus.am.gov.br), está sendo disponibilizado também o conteúdo das apresentações do workshop, onde é possível encontrar de forma detalhada o passo a passo de como se inscrever no concurso-prêmio.

 

O designer e analista contábil Antônio Luca Grifoni, coordenador do curso de design gráfico do Centro Universitário Fametro, considerou positiva a oportunidade de participação dos alunos nesse tipo de concurso. “Com certeza é uma experiência muito positiva. Principalmente, com a perspectiva de que serão futuros profissionais, e estão tendo a oportunidade de aplicar todo o conhecimento adquirido junto à sala de aula”, afirmou.

 

Os alunos estão otimistas e aproveitaram para tirar dúvidas sobre cores, padrão de papel, documentação a ser encaminhada para a inscrição. “Para nós é motivo de orgulho representar a instituição neste concurso e, se formos contemplados, será um diferencial ao ganhador. Com certeza, a iniciativa vem estimular a criatividade do designer como um ser consciente e ativo nas suas responsabilidades”, afirmou Grifoni.

 

Preservação

 

Os interessados já podem procurar pelo novo edital no site www.semmas.manaus.am.gov.br, clicando no banner do concurso-prêmio. O novo edital (de número 001/2019) foi publicado na edição da última quarta-feira, 24/4, do Diário Oficial do Município (DOM). A realização do concurso atende a recomendação de termo de ajustamento de conduta, firmado entre a Prefeitura de Manaus e o Ministério Público Federal (MPF), visando contribuir para a preservação da espécie, criticamente ameaçada de extinção.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Curtir
Please reload

DESTAQUES

Polícia Militar, por meio da Rocam, detém dois suspeitos por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, na zona oeste

12/01/2020

1/10