Você no Blog da Amazônia!

Aconteceu alguma coisa na sua comunidade? Chama a gente. Envie fotos, vídeos, sua denúncia, crítica ou sugestão.

Nosso Whatsapp: 92 99248-8080 Adiciona a gente aí!

História do mercado Adolpho Lisboa é tema de seminário no Café Teatro

17/05/2019

Por:

 


Enaltecendo a história e arquitetura da construção do mercado Adolpho Lisboa, o professor e historiador Otoni Mesquita integra a programação de palestras da 17ª Semana Nacional dos Museus com o seminário "Mercado Adolpho Lisboa - História e Arquitetura".  A atividade acontece nesta sexta-feira, 17/5, às 15h, no Les Artistes Café Teatro, localizado no Centro Histórico de Manaus.

 

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o professor e historiador Otoni Mesquita, abordará durante sua palestra, publicações resultantes de seu mestrado em História e Crítica da Arte pela Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em História, pela Universidade Federal Fluminense (UFF): “Manaus: História e Arquitetura – 1850/1915” e “Manaus: uma cidade entre dois tempos – 1890/1910”.

 

“Essas publicações resumem a história da cidade pelo ponto de vista material lembrando o quanto a civilização manauense evoluiu. Há uma abordagem histórica sobre o mercado, sobre a construção no período provincial. Ainda sim, mesmo após os acréscimos ao prédio original e a série de modificações, o mercado se manteve vivo e animado, mantendo vivo um dos monumentos mais importantes da cultura amazônica”, disse Otoni.

 

Além das atividades acadêmicas, Otoni atua como artista plástico desde 1975, desenvolvendo obras em variados suportes, gêneros e materiais.

 

Educação patrimonial

 

Na tarde desta quinta-feira, 16/5, dando continuidade à programação, a arquiteta urbanista Alcilânia Lima ministrou no Les Artistes Café Teatro, a palestra “Educação Patrimonial como Instrumento de Preservação e Sustentabilidade da Memória Cultural”.

 

Alcilânia citou sua trajetória acadêmica e levantou o debate educação X sustentabilidade, com destaque para cinco vertentes: econômica, ambiental, social, cultural e política.

 

A arquiteta explicou que a educação patrimonial é a interação de pessoas com sua cultura e materiais, e ressaltou a necessidade de estimular as crianças sobre o tema. "Talvez com 3 ou 4 anos, as crianças não entendam o que seja um sítio arqueológico, mas é importante explicar para inserir a cultura desde cedo, como uma experiência interessante de ver um quadro, um desenho", comentou.

 

Alcilânia concluiu sua apresentação destacando que o reconhecimento, apropriação, valorização e preservação são pontos essenciais para a educação patrimonial.

 

Semana dos Museus

 

Nesta sexta-feira, 17/5, a palestra de Otoni Mesquita encerrará a programação de seminários realizados pela Prefeitura de Manaus da 17ª Semana Nacional dos Museus. Com o tema “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”, a Semana Nacional dos Museus, idealizada pelo Instituto de Museus (Ibram), acontece simultaneamente em diferentes cidades brasileiras.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Curtir
Please reload

DESTAQUES

Polícia Militar, por meio da Rocam, detém dois suspeitos por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, na zona oeste

12/01/2020

1/10
Please reload

POSTS RECENTES