Você no Blog da Amazônia!

Aconteceu alguma coisa na sua comunidade? Chama a gente. Envie fotos, vídeos, sua denúncia, crítica ou sugestão.

Nosso Whatsapp: 92 99248-8080 Adiciona a gente aí!

Atual secretário de segurança ajudou a FDN, aponta investigação da Polícia Federal

30/05/2019

O jornal de circulação nacional Folha de São Paulo, traz matéria hoje, fazendo uma grave denúncia que envolve o atual secretário de segurança público do governo Wilson Lima. 

 

O Jornal aponta que o coronel da PM Louismar Bonates negociou em 2015 a ampliação do poder da facção criminosa FDN no sistema carcerário em troca de "paz nas cadeias", aponta investigação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.

 

Anos depois, a FDN protagonizou os dois episódios mais sangrentos em presídios No Ano-Novo de 2017, atacou integrantes rivais do PCC (Primeiro Comando da Capital). No domingo (26) e na segunda, uma cisão interna gerou mais uma onda de violência. Os dois episódios somam 122 assassinatos.

 

Batizada de La Muralla, a investigação reconstrói, a partir de mensagens, um encontro entre Bonates, então secretário de Administração Penitenciária da gestão José Melo (Pros), e José Roberto Barbosa, o Zé Roberto da Compensa, que está em um presídio federal e lideraria uma das duas divisões internas que vêm se enfrentando desde2017.

 

A reunião ocorreu na biblioteca do Compaj (Complexo Penitenciário Anísio Jobim), epicentro das duas matanças. Ali, Zé Roberto teria recebido duas garantias de Bonates: a de que não seria transferido a um presídio federal e a de que seriam extintos dois pavilhões do Centro de Detenção Provisória Masculino, ao lado do Compaj, onde o PCC mantinha seu reduto no estado.

 

Bonates também teria se comprometido a reformar o campo de futebol do Compaj.

 

*Com informações do Jornal Folha de São Paulo.

 

Clique aqui e leia a matéria da folha na íntegra!

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Curtir
Please reload

DESTAQUES

Polícia Militar, por meio da Rocam, detém dois suspeitos por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, na zona oeste

12/01/2020

1/10
Please reload

POSTS RECENTES