Críticas, sugestões de pauta e parceria comercial: 
Whatsapp: 92 3667-4126 / 99248-8080​
Ou via e-mail: mail@blogdaamazonia.com
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Flickr
  • Preto Ícone SoundCloud
Copyright © 2017-2020. AMAZÔNIA COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA. - Todos os direitos reservados.
CNPJ (MF) 28.140.273/0001-50

Você no Blog da Amazônia!

Aconteceu alguma coisa na sua comunidade? Chama a gente. Envie fotos, vídeos, sua denúncia, crítica ou sugestão.

Nosso Whatsapp: 92 99248-8080 Adiciona a gente aí!

Conselho Municipal de Saúde e Semsa preparam 14ª Semana do Controle Social

05/06/2019

Por:

 


Para comemorar o 28º aniversário de criação do Conselho Municipal de Saúde - Manaus (CMS/MAO), conselheiros locais e municipais estão preparando a realização da 14ª Semana do Controle Social. O evento vai acontecer nos dias 11 e 12 de junho, na Universidade Paulista (Unip), avenida Mário Ypiranga, bairro Parque 10 de Novembro, com o tema “Protagonismo do controle social para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde - SUS”.

 

A programação do evento foi um dos assuntos abordados durante a 5ª Assembleia Geral Ordinária do CMS/MAO, realizada na manhã desta quarta-feira, 5/6, no auditório do Complexo de Saúde Oeste, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no bairro da Paz, zona Oeste, com a participação dos conselheiros municipais que representam gestores, trabalhadores e usuários do SUS.

 

Durante a assembleia, o conselheiro e secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, lembrou que o CMS foi instituído por lei no dia 11 de junho de 1991, como um órgão colegiado de caráter permanente, deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador do SUS para o município de Manaus.

 

“O CMS está completando 28 anos de atuação e é possível perceber claramente os avanços. Hoje, Manaus conta com um Conselho de Saúde totalmente reestruturado, inclusive com eleições diretas para representação da população, sendo um espaço democrático, onde é possível discutir temas como educação em saúde, o combate a surtos de doenças como o sarampo, novos projetos e a ampliação da cobertura de atendimento na Atenção Básica. Tudo isso sempre com o objetivo de melhorar o atendimento oferecido à população e fortalecendo o controle social na saúde”, destacou Marcelo Magaldi.

 

Controle social

 

Além de ser um evento para comemorar o aniversário de criação do CMS, a Semana do Controle Social acontece anualmente com o objetivo de destacar a importância da participação da sociedade na definição de políticas públicas, o que é efetivado por meio da atuação dos conselheiros municipais e locais de saúde.

 

De acordo com presidente do CMS/MAO, conselheiro Jorge Carneiro, o evento pretende reunir quase 250 pessoas, tendo como público-alvo prioritário os conselheiros de saúde municipais e os conselheiros locais, que são aqueles que atuam na área de abrangência das Unidades de Saúde, com representação de trabalhadores (25%), gestores (25%) e usuários (50%).

 

“A Semana do Controle do Social é um espaço para o debate e mobilização dos conselheiros. Este ano, o tema principal foi definido como reflexão para a importância de um maior protagonismo dos conselheiros de saúde e da sociedade em geral para o fortalecimento do controle social na saúde, principalmente considerando o cenário atual no Brasil de questionamentos e ataques aos princípios do SUS. O controle social é um desses princípios e o SUS não existe sem a participação social na condução das políticas públicas em saúde Então, esse é um momento de debater e refletir sobre o papel de cada um no fortalecimento do SUS”, afirmou Jorge Carneiro.

 

Programação

 

A 14ª Semana do Controle Social terá início na terça-feira, 11/6, das 13h às 17h, com a posse dos novos conselheiros eleitos no processo eleitoral complementar realizado no mês de maio, e solenidade em celebração ao 28º aniversário do CMS.

 

Na quarta-feira, 12/6, das 8h às 17h, serão realizadas palestras abordando os temas “Protagonismo do controle social para o fortalecimento do SUS” e “Atribuições e competências dos conselheiros de saúde”, seguido de apresentação de experiências exitosas do controle social.

 

A programação também vai envolver o debate em mesa redonda sobre quatro temas: Entendendo os determinantes sociais e a organização dos sistemas de saúde; Gerindo a atenção à saúde; Eixos estratégicos para resolutividade na Atenção Básica; Eixos estratégicos para participação social em saúde.

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Curtir
Please reload

DESTAQUES

Polícia Militar, por meio da Rocam, detém dois suspeitos por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, na zona oeste

12/01/2020

1/10
Please reload

POSTS RECENTES