Você no Blog da Amazônia!

Aconteceu alguma coisa na sua comunidade? Chama a gente. Envie fotos, vídeos, sua denúncia, crítica ou sugestão.

Nosso Whatsapp: 92 99248-8080 Adiciona a gente aí!

Prefeitura inova ao iniciar a implantação de plataforma para dar velocidade e economia às obras

17/07/2019

 

A Prefeitura de Manaus deu início nesta quarta-feira, 17/7, à implantação da Plataforma de Gestão Colaborativa de Projetos e Planejamento Urbano. Trata-se de uma ferramenta que vai, de forma inédita, beneficiar o sistema mobiliário e imobiliário da capital, além de agilizar os processos de licenciamento urbano, economizando principalmente tempo e dinheiro.

 

A plataforma está sendo implantada a partir da parceria das secretarias municipais de Finanças e Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef) e Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e vai unificar procedimentos de aplicação do método BIM (Building Information Modeling) ou Modelagem da Informação da Construção para obras realizadas ou viabilizadas por todas as instituições, empresas e órgãos. O BIM foi desenvolvido nos Estados Unidos e é aplicado em diversos países. 

 

Presente ao evento e entusiasta de ferramentas que facilitam cada vez mais a vida do cidadão no serviço público, a secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Conceição Sampaio, vê total eficácia na plataforma. “A gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto tem investido no uso da tecnologia da informação como instrumento para a melhoria da qualidade dos seus serviços prestados, no que se refere ao aumento da eficiência interna da organização. É uma cidade cada vez mais inclusiva, usando a tecnologia a seu favor”, destacou.

 

Para o secretário da Semef, Lourival Praia, o método BIM traz diversos sistemas que são soluções de investimentos bem direcionados para o planejamento urbano e elaboração de projetos. “A utilização dessa metodologia inovadora vai reduzir até 40% na economia de projeto. A partir de agora nós utilizaremos em todos os planejamentos do município e também nos órgãos que trabalham com licenciamento, já com projetos entregues nessa ferramenta, desburocratizando propostas e otimizando tempo”, relatou.

 

Com o BIM, é possível simular o projeto e entender seu comportamento antes de sua construção real ser iniciada, contribuindo para auxiliar nas decisões e comparar as várias alternativas de design e identificar qualquer incompatibilidade no projeto reduzindo os desperdícios, aditivos de prazos e custos do projeto.

 

O conceito de modelagem das informações de construções cria um modelo digital da edificação, por meio de um processo integrado que envolve todas as disciplinas envolvidas na viabilização do empreendimento e abrange todo seu ciclo de vida. Segundo o diretor de vendas da Autodesk no Brasil, João Fernandes, empresa desenvolvedora da plataforma, a cidade de Manaus se destaca com a inovação tecnológica. “A metodologia garante que a cidade se torne case para outras prefeituras e nos dá a expectativa de que ela seja apresentada no próximo Congresso Mundial da Autodesk, em Las Vegas”, declarou Fernandes.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Curtir
Please reload

DESTAQUES

Polícia Militar, por meio da Rocam, detém dois suspeitos por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, na zona oeste

12/01/2020

1/10
Please reload

POSTS RECENTES