Críticas, sugestões de pauta e parceria comercial: 
Whatsapp: 92 99248-8080​
Ou via e-mail: mail@blogdaamazonia.com
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Flickr
  • Preto Ícone SoundCloud
Copyright © 2017-2019. AMAZÔNIA COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA. - Todos os direitos reservados.
CNPJ (MF) 28.140.273/0001-50

Você no Blog da Amazônia!

Aconteceu alguma coisa na sua comunidade? Chama a gente. Envie fotos, vídeos, sua denúncia, crítica ou sugestão.

Nosso Whatsapp: 92 99248-8080 Adiciona a gente aí!

AS VANTAGENS DE CONHECER O BALANCED SCORECARD

 

Para as organizações, sobretudo, as que pretendem crescer e se solidificar no mercado, as ferramentas de tomada de decisão são peças fundamentais para a equação do crescimento organizacional.


O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de planejamento estratégico que possibilita a verificação e a aplicação de metas e estratégias, visando medir o desempenho empresarial através de indicadores quantificáveis e verificáveis e o que ajuda demais no processo de tomada de decisão de uma organização. 


O BSC é também como uma metodologia para elaboração do planejamento estratégico de uma organização, esse modelo baseia-se em quatros perspectivas que segundo os autores Kaplan e Norton refletem a Estratégia Organizacional.


Os autores sugerem que seja elaborado um mapa estratégico utilizando as perspectivas financeiras, do cliente, processos internos e aprendizado de crescimento, todas interligadas em uma relação de causa e efeito. 


Uma das vantagens evidenciadas na implantação da metodologia do BSC é possibilidade de se observar a organização de uma forma abrangente e sistêmica, avaliando de uma forma global o desempenho organizacional, através da identificação de objetivos financeiros e não financeiros de curto e longo prazo.


Ao definir as quatro perspectivas de avaliação da organização, possibilita as empresas um direcionamento sobre os principais pontos a serem observados no momento da definição de estratégias, e com isso diminuindo o desgaste no momento de um planejamento estratégico.


O conceito de causa e efeito entre as perspectivas possibilita a empresa a alocar os recursos de forma planejada e focando nos setores com os piores desempenhos.


A utilização do mapa estratégico como forma de divulgação dos objetivos é outra vantagem, pois ele sintetiza as diversas realidades identificadas num documento de leitura simples e de fácil monitoração.


A necessidade de mensuração de resultados através dos objetivos financeiros e não financeiros requer uma movimentação constante da organização em busca de atingir as metas estabelecidas, gerando um maior conhecimento dos funcionários sobre os reais objetivos da organização e assim influenciando de uma forma positiva.


Com relação às desvantagens, há um consenso entre os estudiosos do assunto sobre os relacionamentos de causa e efeito propostos. 

 

Pois a perspectiva adotada é direcionada, unilateral, não considerando as diversas interferências de outros fatores, principalmente os externos a organização e, ainda, a dificuldade de definição de objetivos e indicadores não financeiros, gerando a criação de indicadores que podem levar a empresa a gerar um comportamento em função do indicador, e não medindo os reais avanços ou problemas da organização e essa é o caráter não é “experiencial” da metodologia, impossibilitando simulações confiáveis nesse setor.


O BSC é uma metodologia como tantas outras encontradas no mercado e ela não perde seu valor em função das desvantagens identificadas, pelo contrário ao conhecer as desvantagens os gestores têm como corrigir possíveis desvios.


Em sua maioria as desvantagens encontradas são conceituais e não práticas, a ferramenta não caminha sozinha é importante ter por trás dela gestores competentes para identificar as falhas e corrigi-las.


O certo é que, quem quer crescer e expandir suas operações seja em Manaus, na China ou Frankfurt ou até mesmo na venda de bombom na esquina, precisa planejar seu crescimento e escolher alguma ferramenta para auxiliar sua tomada de decisão, só não pode ser no achismo. 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Curtir
Please reload

DESTAQUES

Voluntários da Alegria e Heróis nos Hospitais levam alegria do Natal para as crianças enfermas

14/12/2019

1/10
Please reload

POSTS RECENTES