Você no Blog da Amazônia!

Aconteceu alguma coisa na sua comunidade? Chama a gente. Envie fotos, vídeos, sua denúncia, crítica ou sugestão.

Nosso Whatsapp: 92 99248-8080 Adiciona a gente aí!

Mutirão de Cirurgias desafoga fila de espera em Carauari

10/09/2019

 

 

A Unidade  Hospitalar de Carauari (a 788 quilômetros de Manaus) recebeu, entre 2 e 4 de setembro, o 5º Mutirão de Cirurgias com a realização de mais de 100 procedimentos. A ação foi possível devido à parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), a prefeitura do município e contou ainda com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Belarmino Lins.

 

Durante os três dias de mutirão, foram realizados 17 tipos de cirurgias como histerectomia, hérnia, colecistectomia (vesícula) e hidrocelectomia. Ao todo, foram executados 101 procedimentos em 66 pacientes de Carauari e dos municípios de Juruá e Itamarati.

 

O secretário executivo do Interior, da Susam, Cassio Roberto do Espírito Santo, destacou a importância da parceria entre estado e município e elogiou a iniciativa da Prefeitura de Carauari.

 

“O trabalho beneficia diretamente o usuário do interior. Estamos fortalecendo essas ações com as prefeituras, que estão mais à vontade para investir na média e alta complexidade, a partir da injeção, pelo Governo do Estado, de recursos do FTI (Fundo de Fomento, Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas”.  

 

Comodidade - De acordo com o secretário municipal de saúde de Carauari, José Maria Santiago, o mutirão evitou que os pacientes deixassem o município para se submeter à cirurgia na capital.

 

“Os pacientes aguardavam por essas cirurgias que seriam feitas em Manaus, o que para eles chega a ser um desconforto, porque muitos não possuem parentes na capital e teriam dificuldades com acomodação. Já com a cirurgia realizada aqui no município, ele pode ter a ajuda da família durante a recuperação”.

 

Estrutura - A Susam enviou para o município, insumos químicos cirúrgicos e farmacológicos, além de disponibilizar o transporte dos profissionais de saúde. O mutirão contou com quatro cirurgiões, sendo um ginecologista, além de um instrumentador cirúrgico e de um médico anestesiologista.

 

Em cinco edições, o mutirão de cirurgias no município já atendeu mais de 600 pacientes e, conforme a Secretaria Municipal de Saúde de Carauari, a execução de cirurgias no modelo de mutirão, possibilita diminuir o tempo de espera dos pacientes.

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Curtir
Please reload

DESTAQUES

Polícia Militar, por meio da Rocam, detém dois suspeitos por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, na zona oeste

12/01/2020

1/10
Please reload

POSTS RECENTES