Você no Blog da Amazônia!

Aconteceu alguma coisa na sua comunidade? Chama a gente. Envie fotos, vídeos, sua denúncia, crítica ou sugestão.

Nosso Whatsapp: 92 99248-8080 Adiciona a gente aí!

Sine Amazonas já emitiu mais de 30 mil Carteiras de Trabalho, em 1ª e 2ª vias, na capital e interior do estado

11/10/2019

 

 

Número representa um aumento de 43% em relação à quantidade emitida no ano anterior

 

No mês de setembro, a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), por intermédio do Sistema Nacional de Emprego do Amazonas (Sine-AM), ultrapassou a marca de 30.603 carteiras de trabalho emitidas no estado, em primeira e segunda vias, de janeiro a setembro de 2019. O número expressivo representa não só o atendimento da secretaria na capital como também em vários municípios do interior, com aumento de 43% no comparativo ao acumulado no mesmo período de 2018, quando foram registradas 21.362 emissões.

 

“Isso demonstra que a Setrab está presente no maior número possível de municípios, levando os serviços do Governo do Estado a quem necessita, tanto na capital ou interior”, afirma o secretário executivo da Setrab, Almir Albuquerque.

 

As mais de 30 mil unidades foram emitidas na sede do órgão na capital, e nas sete unidades descentralizadas do Sine Amazonas nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs) e, ainda, durante as ações itinerantes realizadas pelo órgão no interior e na capital, para atender as demandas.

 

Carteira de Trabalho Digital – Desde o dia 20 de setembro, por determinação do Governo Federal, a Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital se tornou obrigatória. Prevista na Lei da Liberdade Econômica, a Carteira Digital é disciplinada pela Portaria 1.065, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

 

Portanto, todo cidadão que tenha CPF já está cadastrado no sistema nacional e possui a versão digital do documento. Para validar o novo documento, é necessário ter acesso à internet, por meio de navegador em computador, ou nas lojas de aplicativos para smartphones dos sistemas iOS ou Android. Após a confirmação de dados pessoais, o trabalhador está apto a consultar sua vida profissional online.

 

“Estamos na fase de transição do físico para o virtual, orientando quem nos procura sobre o passo a passo para validar a versão digital da Carteira de Trabalho. Todas as anotações profissionais que o trabalhador tem na carteira física estarão automaticamente na Carteira Digital, portanto é mais facilidade, quebra de burocracia para anotações seja contratação, aumento de salário, férias, entre outras vantagens”, comentou o secretário executivo.

 

É importante ressaltar que a Setrab continua com o serviço de emissão da carteira de trabalho física, uma vez que existem algumas limitações geográficas e de acesso à internet, especialmente no interior do estado. “Tendo em vista as nossas dimensões e nossas especificidades, para que a emissão da versão do documento físico continue sendo realizada no Amazonas”, pontuou Almir Albuquerque.

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Curtir
Please reload

DESTAQUES

Polícia Militar, por meio da Rocam, detém dois suspeitos por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, na zona oeste

12/01/2020

1/10
Please reload

POSTS RECENTES