Críticas, sugestões de pauta e parceria comercial: 
Whatsapp: 92 99248-8080​
Ou via e-mail: mail@blogdaamazonia.com
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Flickr
  • Preto Ícone SoundCloud
Copyright © 2017-2019. AMAZÔNIA COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA. - Todos os direitos reservados.
CNPJ (MF) 28.140.273/0001-50

Você no Blog da Amazônia!

Aconteceu alguma coisa na sua comunidade? Chama a gente. Envie fotos, vídeos, sua denúncia, crítica ou sugestão.

Nosso Whatsapp: 92 99248-8080 Adiciona a gente aí!

FCecon estrutura Centro de Pesquisa Clínica para ampliar estudos

08/11/2019

 

 

 

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) dá, nesta quinta-feira (7/11), um importante passo para a estruturação do Centro de Pesquisa Clínica da unidade hospitalar, que é referência no tratamento de câncer na região Norte. Com a conclusão da estruturação física do centro, será possível seguir em busca das demais condições para ampliar as pesquisas já desenvolvidas na instituição.

 

A pesquisa clínica é voltada para testar, na prática clínica, diferentes protocolos, como processos, abordagens e medicamentos que estejam sendo apontados com potencial efetivo para determinadas patologias.

 

O centro de pesquisa é um antigo pleito da Diretoria de Ensino e Pesquisa  (DEP) da FCecon, que desde 2012 buscava agregar ao quadro de funcionários da unidade pesquisadores que pudessem desenvolver estudos na área oncológica. Vindos do concurso público da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) de 2014, quatro pesquisadores chegaram à Fundação Cecon no ano de 2018 e desde então desenvolvem estudos na unidade.

 

Segundo a diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, pesquisadora Kátia Luz Torres, a pesquisa é voltada para dar suporte e respostas à área assistencial. “Onde que a população sente o retorno disso? No que esse centro de pesquisas vai beneficiar a população? Gerando ambientes produtivos para gerar pesquisas, pesquisas essas que mudam processos, que melhoram a assistência. E quem recebe o benefício disso é a população”, disse Torres.

 

Um dos exemplos foi um novo protocolo utilizado nos sintomas adversos da quimioterapia, como o enjoo, que é um dos efeitos naturais deste tipo de medicação. “A Farmácia, junto com a Oncologia e a Quimioterapia, debruçou-se em um estudo farmacológico de conjunção de efeitos de drogas, debruçou-se sobre essa pergunta, respondeu, e hoje aplica um novo protocolo para os pacientes”, destaca a diretora.

 

Estrutura – O projeto para estruturar o Centro de Pesquisa Clínica da FCecon contou com doação da Roche Brasil, empresa farmacêutica, em parceria ainda com a Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc).

 

Além da estruturação com novas salas, equipamentos e rede cabeada de internet na Diretoria de Ensino e Pesquisa, receberam mobiliário novo o ambulatório de Atendimento Clínico e o ambulatório de Farmácia Clínica. No caso da Farmácia, houve a criação de outro consultório farmacêutico para atender os pacientes e familiares.

 

Ambiente ideal – O ambiente montado com novas mesas, cadeiras, iluminação e identidade visual é, segundo Torres, importante para o desenvolvimento das ideias e pesquisas. Além disso, o local é fundamental para receber os próprios servidores da FCecon, com as inquietações da assistência que podem se tornar pesquisas.

 

“Qual o melhor protocolo para tratar o paciente, qual a melhor conduta? Essas perguntas vêm de quem atende, de quem está na ponta. E assim surgem as demandas de pesquisa, que dentro do Cecon tem uma característica de ser aplicada. Aquela pergunta que vem de uma área assistencial, as pesquisas vêm para tentar responder e essas respostas depois são aplicadas nas rotinas”, diz a diretora Kátia Luz Torres.

 

Hoje, o espaço com nova infraestrutura já abriga de forma mais adequada os estudantes, residentes e funcionários que atuam na FCecon. A biblioteca da instituição passou, inclusive, por uma reforma e estruturação com biombos que dão mais privacidade e tranquilidade nas leituras.

 

Lançamento – Estiveram presentes no lançamento da estruturação do Centro de Pesquisa Clínica da FCecon, na tarde desta quinta (07/11), o diretor-presidente da unidade, mastologista Gerson Mourão; a diretora Kátia Luz Torres; o diretor-presidente da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Marcus Guerra; o diretor-presidente e a diretora de Ensino e Pesquisa da Fundação Alfredo da Mata (Fuam), Ronaldo Amazonas e Valderiza Pedrosa, respectivamente; o diretor de Ensino e Pesquisa da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), Sidney Chalub; e o representante da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Helder Augusto Guimarães.

 

Próximos passos – A expectativa da DEP/FCecon é que o Centro de Pesquisa Clínica seja inaugurado em 2020. Para isso, ainda é preciso reforçar a equipe com profissionais para atuar nos estudos, como enfermeiros, farmacêuticos, médicos e assistentes administrativos.

 

Outra etapa ainda a ser concluída é a implantação de um novo sistema que agregue os dados dos casos de câncer registrados e atendidos na FCecon. A unidade possui um sistema com os prontuários de pacientes, mas, para agilizar e aprimorar as pesquisas, será necessária a aquisição de um grande software de gestão hospitalar, o que a DEP tem buscado junto a parcerias públicas e privadas.

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Curtir
Please reload

DESTAQUES

Ipaam realiza campanha educativa em feiras de Manaus

14/11/2019

1/10
Please reload

POSTS RECENTES