Críticas, sugestões de pauta e parceria comercial: 
Whatsapp: 92 99248-8080​
Ou via e-mail: mail@blogdaamazonia.com
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Flickr
  • Preto Ícone SoundCloud
Copyright © 2017-2019. AMAZÔNIA COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA. - Todos os direitos reservados.
CNPJ (MF) 28.140.273/0001-50

Você no Blog da Amazônia!

Aconteceu alguma coisa na sua comunidade? Chama a gente. Envie fotos, vídeos, sua denúncia, crítica ou sugestão.

Nosso Whatsapp: 92 99248-8080 Adiciona a gente aí!

Ipaam realiza campanha educativa em feiras de Manaus

14/11/2019

 

 

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) iniciou, na última quarta-feira (13/11), uma campanha educativa e de sensibilização devido ao Período de Defeso, que começa nesta sexta-feira (15/11) e vai até o dia 15 de março de 2020 para as espécies: Aruanã, Caparari, Marapá, Matrinxã, Pacu, Pirapitinga, Sardinha e Surubim. A ação pretende percorrer todas as feiras e mercados de Manaus e está sendo coordenada pela equipe de Gerência de Controle de Pesca (GECP) do órgão.


O aposentado José Ferreira Viana, da comunidade do Catalão, em Iranduba, esteve passando pela feira do Ceasa e afirmou que sabia sobre o período de defeso, mas que não tinha conhecimento de que todas as espécies citadas estarão com a pesca e a comercialização proibida. 

 

“Se o Ipaam não tivesse vindo aqui nos informar sobre isso, com certeza não saberia que todos esses peixes vão estar no [período de] defeso”, afirma José Viana. Ele complementa, também, que não sabia sobre o período de defeso do Tambaqui, que começou no dia 1º de outubro e se estende até 31 de março de 2020.

 

De acordo com a técnica ambiental do Ipaam, Karla Almeida, os proprietários de frigoríficos que têm as espécies, que foram incluídas no Período de Defeso, armazenadas, devem apresentar uma declaração de estoque. O período para o envio de tais declarações se entende até o segundo dia útil depois do início do Período de Defeso – no caso, até a próxima terça-feira (19/11).

 

“Este ano, além de apresentar a declaração de estoque, também é essencial a apresentação da licença ambiental dos frigoríficos, para que o órgão também possa ter respaldo para declarar os locais licenciados”, afirma a técnica.

 

Segundo a gerente de Controle de Pesca do instituto,  Nonata Lopes, o Ipaam é responsável pelo recebimento das declarações de estoque referentes a duas das espécies citadas: Caparari e Surubim. Em relação aos demais animais aquáticos, o recebimento fica a cargo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

 

Declarações – Para realização das declarações de estoque, os empreendedores devem enviar um e-mail contendo todos os documentos para o endereço pesca@ipaam.am.gov.br. 

 

As solicitações de Guias – de trânsito e comercialização – deverão ser enviadas para o referido e-mail com, no mínimo, dois dias úteis de antecedência. Para maiores esclarecimentos, basta ligar para (92) 2123-6762 ou 98441-8303.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Curtir
Please reload

DESTAQUES

Procon Manaus começa a autuar postos por aumentos abusivos na gasolina

07/12/2019

1/10
Please reload

POSTS RECENTES