Você no Blog da Amazônia!

Aconteceu alguma coisa na sua comunidade? Chama a gente. Envie fotos, vídeos, sua denúncia, crítica ou sugestão.

Nosso Whatsapp: 92 99248-8080 Adiciona a gente aí!

Ipaam e Ibama realizam curso sobre uso do Sinaflor para técnicos da Semmas

03/12/2019

 

 

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realiza, de hoje (02/12) até quinta-feira (05/12), um treinamento para que os analistas ambientais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) estejam aptos a operar o Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor).

 

O Sinaflor é uma ferramenta de controle das atividades dos empreendimentos de base florestal, sob coordenação, fiscalização e regulamentação do Ibama.

 

De acordo com o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, o principal objetivo do curso é capacitar os técnicos da Semmas a manusear o Sinaflor para facilitar o trâmite do empreendedor nas questões de supressão vegetal.

 

“A ideia é resolver problemas que, até então, estão sendo considerados entraves para os empreendimentos aqui, no estado do Amazonas. No momento em que a Semmas licencia, ela precisa agregar, quando tiver necessidade, a supressão. Isso irá evitar que o empreendedor enfrente um processo nos dois órgãos, uma vez que a Semmas estará apta a licenciar e resolver as questões relacionadas à supressão”, disse o diretor.

 

A subsecretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Aldenira Queiroz, explicou que essa parceria entre Ipaam e Semmas é para unir esforços para conseguir auxiliar o empreendedor.

 

“Quando nós fizemos a partição de quem é quem na questão do controle ambiental, isso aí foi uma lacuna que ficou em aberto, por isso é essencial que a Semmas também possa utilizar o sistema para que os procedimentos sejam resolvidos com mais agilidade e tudo isso trabalhando dentro da legislação”, disse.

 

Workshop - No próximo sábado (07/12), também acontecerá um workshop sobre licenciamento ambiental do setor elétrico no Amazonas. A programação tem como objetivo apresentar, discutir e definir metodologias eficientes para o controle e monitoramento das atividades voltadas para a geração e distribuição de energia elétrica. O workshop será realizado no Parque do Mindu, das 8h às 17h.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Curtir
Please reload

DESTAQUES

Polícia Militar, por meio da Rocam, detém dois suspeitos por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, na zona oeste

12/01/2020

1/10
Please reload

POSTS RECENTES