Você no Blog da Amazônia!

Aconteceu alguma coisa na sua comunidade? Chama a gente. Envie fotos, vídeos, sua denúncia, crítica ou sugestão.

Nosso Whatsapp: 92 99248-8080 Adiciona a gente aí!

‘Tacacá na Bossa’, roda de capoeira e lançamentos de livros movimentam o Largo de São Sebastião

04/12/2019

 

 

De quarta (4) a sexta-feira (6), o Largo de São Sebastião será o cenário de vários eventos culturais que vão de show de homenagem ao Dia do Samba, dentro do projeto “Tacacá na Bossa”, roda de capoeira, a lançamento de livros na Banca do Largo. Toda programação terá acesso gratuito.

O penúltimo “Tacacá na Bossa” do ano acontecerá nesta quarta-feira (4), a partir das 18h30, e será temático: uma homenagem ao Dia do Samba (celebrado em 2 de dezembro), comandada pelo Mestre Saúba, que receberá convidados, entre eles, Chico da Silva.

“Vamos fazer essa homenagem reunindo as pessoas que realizam as rodas de samba durante o ano inteiro em Manaus e que, dessa forma, mantêm a tradição na cidade”, comenta Mestre Saúba. “Também teremos a participação mais que especial de Chico da Silva, nossa maior referência, nosso sambista número um e que elevou nossa música ao cenário nacional”, pontua.

Os convidados do Mestre Saúba são Grupo Couro Velho (banda base), Bárbara e Brenda, Assis Almeida, Papaco, Mestre Arnoldo, Joel do Cavaco, Xuxu Nobre, Puca do República, Cláudia Trindade, Patecão, Roni do Pandeiro, Rai do Banjo, Lucinho do Samba, Joubert, Cláudio Sargento e William do Banjo.

Para finalizar a noite, haverá a “Apoteose do Mestre Saúba”, uma bateria show formada pelos mestres de bateria das Escolas de Samba de Manaus, já entrando no clima de carnaval.  

Autógrafos – Na quinta-feira (5), a partir das 18h30, na Banca do Largo, o escritor amazonense Milton Hatoum – um dos maiores nomes da literatura brasileira contemporânea – fará uma sessão de autógrafos para o lançamento do livro “Pontos de fuga”, segundo volume da trilogia “O lugar mais sombrio”, que entrelaça o período da ditadura militar brasileira aos anos de formação de um grupo de jovens acossados pelo golpe e pelos sonhos de liberdade.

Na obra, o protagonista Martim deixa Brasília e retorna a São Paulo, onde ingressa na faculdade de arquitetura da USP e passa a morar numa república de estudantes, no bairro da Vila Madalena. Distante do pai opressor, dos amigos de Brasília, e de Dinah, a atriz militante com quem sua relação ficou estremecida, ele acompanha o endurecimento do regime autoritário no país, ao mesmo tempo que experimenta as agruras e adversidades da vida adulta, sempre assombrado pela incógnita do desaparecimento de sua mãe.

Na sexta-feira (6), a partir das 18h30, será a vez de Ailton Krenak fazer sessão de autógrafos na Banca do Largo para lançar “Ideias para adiar o fim do mundo”. No livro – adaptação de duas conferências e uma entrevista realizadas em Portugal, entre 2017 e 2019 – o líder indígena critica a ideia de humanidade como algo separado da natureza.

Essa premissa estaria na origem do desastre socioambiental desta era, o chamado Antropoceno. Daí que a resistência indígena se dê pela não aceitação da ideia de que somos todos iguais. Somente o reconhecimento da diversidade e a recusa da ideia do humano como superior aos demais seres podem ressignificar as existências.

Timbalada – Também na sexta-feira, às 18h, na Lira do Teatro (espaço entre as escadarias do Teatro Amazonas), o Grupo Incendeia Capoeira apresentará “Timbalada na Praça”, espetáculo contemplado no Edital Amazonas Cênico, que conta com demonstração de instrumentos afro, roda de capoeira e samba de roda. O grupo, formado por 15 pessoas, tem o intuito de fortalecer e divulgar a Capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.


PROGRAMAÇÃO

Dia 4 (quarta-feira)

18h30 – “Tacacá na Bossa – Dia do Samba”, com Mestre Saúba e convidados
 

Dia 5 (quinta-feira)

18h30 – Lançamento do livro “Pontos de fuga”, de Milton Hatoum

 
Dia 6 (sexta-feira)

18h – “Timbalada na Praça”, com o Grupo Incendeia Capoeira

18h30 – Lançamento do livro “Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Curtir
Please reload

DESTAQUES

Polícia Militar, por meio da Rocam, detém dois suspeitos por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, na zona oeste

12/01/2020

1/10