Críticas, sugestões de pauta e parceria comercial: 
Whatsapp: 92 99248-8080​
Ou via e-mail: mail@blogdaamazonia.com
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Flickr
  • Preto Ícone SoundCloud
Copyright © 2017-2019. AMAZÔNIA COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA. - Todos os direitos reservados.
CNPJ (MF) 28.140.273/0001-50

Você no Blog da Amazônia!

Aconteceu alguma coisa na sua comunidade? Chama a gente. Envie fotos, vídeos, sua denúncia, crítica ou sugestão.

Nosso Whatsapp: 92 99248-8080 Adiciona a gente aí!

No Dia da Pessoa com Deficiência, Sejusc oferece serviços de cidadania e qualidade de vida à população

04/12/2019

 

 

Em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou, durante a manhã desta terça-feira (3/12), uma série de atividades sociais voltadas ao público PcD e familiares no Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, bairro Santo Antônio.

 

Entre os serviços oferecidos à população pelos parceiros e equipes multidisciplinares da secretaria estavam: emissão de primeira e segunda via de RG, certidão de nascimento, cartão de estacionamento, cartão de transporte interestadual e intermunicipal, orientação jurídica, emissão de laudos, encaminhamentos odontológicos, além de atendimentos com neurologistas, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem.

 

Outro destaque foi um espaço reservado ao projeto de cinoterapia da Sejusc, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). Nessa modalidade terapêutica com foco na socialização, cães atuam como promotores de bem-estar e qualidade de vida, principalmente entre as crianças.

 

Para a secretária executiva do Núcleo de Atendimento à Pessoa com Deficiência da Sejusc, Joice Mota, o dia 3 de dezembro é uma data importante para que a sociedade tome consciência dos direitos e da necessidade de inclusão das pessoas com deficiência (PcDs). “Não (basta) só comemorar o dia de hoje, dia 3 de dezembro, mas que a gente inclua esse dia todos os dias no nosso cotidiano”, disse.

 

Segundo ela, a Sejusc vem atuando para implementar melhorias no cotidiano dessa população por meio da oferta de serviços e acessibilidade. Mas os projetos da pasta vão muito além.

 

“Os planos da nossa secretária titular, Caroline Braz, é ampliar esse serviço para que não fique só na data comemorativa. Que fique na prática todos os dias a pessoa com deficiência ser incluída na nossa sociedade. Um dos projetos é fazer um PAC (Pronto Atendimento ao Cidadão) PcD lá onde funciona a (nossa) sede e levar também para o interior. Os nossos ribeirinhos são realmente necessitados. Então, nós vamos fazer também um PAC itinerante, entre outros projetos que ela pretende executar”, adiantou Joice.

 

Cidadania e inclusão – Responsável pelo setor de atendimento e cadastro de PcDs na Sejusc, Magno Sancho marcou presença no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, nesta terça-feira, para receber o público que buscava obter o cartão de passe livre no transporte coletivo municipal, intermunicipal e interestadual. De acordo com ele, esse e outros serviços são oferecidos de forma contínua na sede do núcleo da secretaria, localizado na rua Salvador, 456, Adrianópolis.

 

Sancho tem sequelas de poliomielite desde os 2 anos de idade e sempre se envolveu com ações sociais. Para ele, uma data dedicada à reflexão sobre a inserção da Pessoa com Deficiência na sociedade ainda é de extrema importância. “O que falta mesmo é o amor, é o respeito. O dia, sim, é muito importante para que a gente faça essas ações, chamar a população e dizer ‘Ei, tem um segmento, tem a Pessoa com Deficiência, elas existem, não vamos excluir’”, frisou.

 

Úrsula Souza acompanhou o evento junto com o filho Gabriel, de 15 anos, e elogiou a iniciativa. “Estou achando um evento muito bonito, porque raramente a gente encontra eventos para pessoas com necessidades especiais, então esse evento é muito importante para nós, que somos mães, e para eles saírem um pouco de casa”.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Curtir
Please reload

DESTAQUES

Resultado final de seleção de estágio em Direito é divulgado pela Defensoria

05/12/2019

1/10
Please reload

POSTS RECENTES