Você no Blog da Amazônia!

Aconteceu alguma coisa na sua comunidade? Chama a gente. Envie fotos, vídeos, sua denúncia, crítica ou sugestão.

Nosso Whatsapp: 92 99248-8080 Adiciona a gente aí!

Polícia Civil realiza solenidade em comemoração ao 20º aniversário do Grupo Fera

21/12/2019

 

 

Em comemoração aos 20 anos de criação do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), a equipe de elite da Polícia Civil do Amazonas, foi realizada, na manhã desta sexta-feira (20/12), uma cerimônia alusiva à data. O evento festivo teve início às 9h, no auditório José Elcy Barroso Braga, nas dependências da Delegacia Geral, situada na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste da capital.

Participaram da solenidade, o secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Louismar Bonates, o delegado-geral e o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Lázaro Ramos e Orlando Amaral, respectivamente, o coordenador do Grupo Fera, delegado Juan Valério, e autoridades das esferas, da Segurança Pública do Estado, do poder legislativo e judiciário.

O delegado-geral, que na ocasião estava representando o governador do Amazonas, Wilson Lima, expressou a satisfação em comemorar os 20 anos do Grupo Fera. “É um orgulho saber que a Polícia Civil do Amazonas possui uma equipe de elite como o Fera, que atua de forma operacional e, ao mesmo tempo, social, pois dá apoio a projetos voltados às crianças que vivem nas periferias, incentivando-as diretamente para que se tornem cidadãos honrados”, disse Ramos.

Durante o discurso, o secretário destacou que o trabalho executado pelo Fera é reconhecido nacionalmente. “Os órgãos de Segurança Pública de outros estados parabenizam o Fera pelo trabalho de excelência que vem realizando ao longo destas duas décadas. Destaco que a atuação do grupo é fundamental para o exercício do trabalho realizado por todos os órgãos que compõem a SSP-AM”, afirmou Bonates.

O coordenador do Fera agradeceu a cada um dos integrantes do grupo pelo trabalho árduo que exercem diariamente. “Agradeço a todos os colegas de farda, que dividem esse momento de comemoração. Vale ressaltar que o Fera tem crescido e ganhado cada vez mais força, devido ao apoio que a Polícia Civil e a SSP depositam em nosso trabalho. Seguiremos executando nossas missões e engajamento em projetos com toda nossa braveza”, falou Juan Valério.

Entrega da Moeda Operacional – Representando a trajetória de 20 anos da equipe de elite da instituição, foram entregues às autoridades homenageadas e aos ex-integrantes do grupo, moedas cujo significado simboliza respeito, admiração, reconhecimento e despedida de companheiros de trabalho, sendo um verdadeiro símbolo de apreciação e mérito para aqueles que participam de operações especiais e realizam um trabalho bem feito.

“A moeda apresenta em uma das faces o símbolo do grupo, a onça-pintada, um animal robusto e rústico, com grande força muscular e inteligência refinada, propiciando a criação das mais diversas estratégias de defesa e sobrevivência. No outro lado, a imagem eternizada é a junção de cinco missões reais dos operacionais do Fera”, explicou o integrante do grupo, investigador Pablo Ramon.

As moedas foram entregues pelo efetivo do grupo e os homenageados puderam registrar a entrega do símbolo da equipe de elite durante as fotos coletivas. Além disso, o discurso da viúva de um dos ex-integrantes do Fera, o delegado Oscar Cardoso, morto em março de 2014, emocionou todos os presentes.

Criação do Grupo Fera – O Grupo Ferra foi criado, oficialmente, no dia 27 de setembro de 1977, por meio da Portaria de nº 602/99, assinada pelo então delegado-geral de Polícia Civil do Amazonas, Vinícius Diniz. A equipe de elite foi criada com o objetivo de atuar, de forma efetiva, em crises e na repressão ao tráfico de drogas e ao crime organizado.

Além disso, o Grupo de elite trabalha, efetivamente, em operações de alto risco, tendo preparo físico para atuar em ambientes hostis e situações adversas, onde há sempre o risco iminente de morte ou ferimentos graves, bem como, em áreas de selva, portuária, edificações, comunidades ribeirinhas e resgates em ações helitransportadas.

Capacitação - Ao longo deste ano, a equipe recebeu treinamentos como o Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH-Tático), e participação em cursos das mais diversas unidades operacionais nacionais e internacionais. A equipe de elite proporcionou, ainda, a “Experiência Fera” para 200 participantes que acompanham e estimam os trabalhos desempenhados pelos policiais civis que integram a equipe de elite da Polícia Civil do Amazonas. Além disso, foram ministradas palestras motivacionais, preventivas e educativas em escolas municipais, estaduais e faculdades da capital.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Curtir
Please reload

DESTAQUES

Polícia Militar, por meio da Rocam, detém dois suspeitos por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, na zona oeste

12/01/2020

1/10
Please reload

POSTS RECENTES