Você no Blog da Amazônia!

Aconteceu alguma coisa na sua comunidade? Chama a gente. Envie fotos, vídeos, sua denúncia, crítica ou sugestão.

Nosso Whatsapp: 92 99248-8080 Adiciona a gente aí!

Cerca de 2,5 mil filhotes de tartaruga e tracajás são devolvidos à natureza, na última soltura de 2019

22/12/2019

 

 

Cerca de 2,5 mil filhotes de tracajás (Podocnemis unifilis) e tartarugas (Podocnemis expansa) foram devolvidos à natureza na Reserva Extrativista (Resex) do Rio Gregório, localizada no município de Eirunepé (distante 1.160 quilômetros de Manaus). A soltura de quelônios, realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), durante esta semana, é a última do ano de 2019 e representa um importante indicativo da conservação da biodiversidade no local.

 

A soltura de 2019 na Unidade de Conservação (UC) superou as duas solturas anteriores, realizadas em 2017 (800 filhotes) e 2018 (1.512 filhotes). Foi um aumento de mais de 62% no número de filhotes devolvidos à natureza, em comparação com ano de 2018. Segundo o gestor da Resex do Rio Gregório, Walben Júnior, o trabalho realizado em conjunto com os comunitários é responsável pelo aumento da população de quelônios na natureza.


“O monitoramento é feito pelos próprios comunitários, inclusive crianças, que também são Agentes Ambientais Voluntários (AAV). Eles realizam a  proteção dos ovos nos tabuleiros até o momento da soltura. O Programa AAV envolve vários atores que moram nas comunidades, o que reforça a importância do envolvimento da sociedade para o aumento da população de quelônios na natureza”, destacou o gestor.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Curtir
Please reload

DESTAQUES